Armazenamento de carnes: veja as melhores técnicas para preservar suas compras

O pitmaster e assador Rodrigo bueno, do BBQ Bueno traz dicas para o armazenamento da carne tanto para geladeira ou freezer.

Por Juliana Cleto

O pitmaster e assador Rodrigo bueno, do BBQ Bueno traz dicas para o armazenamento da carne tanto para geladeira ou freezer. As carnes, mesmo congeladas ainda possuem um tempo de validade. Quando congeladas em pedaços, possuem cerca de 9 meses de validade.

Já quando congeladas em bifes ou cortadas, possuem cerca de 6 meses. A carne moída, independente de seu corte possui o prazo de validade de até 3 meses.

Leia também – Conheça os pontos da carne e faça um churrasco perfeito

Um dica que pode ajudar a lembrar dos prazos das carnes é colocar etiquetas com a data da compra nas embalagens e recipientes, e organizá-los colocando as mais novas atrás ou em baixo, e as mais antigas em cima e na frente, para que use-as primeiro e não deixe passar do prazo de validade.

Depois de descongelada a carne deve ser consumida em até 24 horas, e não deve ser congelada novamente, apenas se tiver sido assada.

Na hora da compra

Para aqueles alimentos que ficam nas prateleiras, é preciso verificar a data de validade, quando foi o abate e a data de embalagem. Opte por aqueles mais recentes e frescos.

Carnes picadas costumam ter sua vida de prateleira mais curta pois, tem uma maior superfície de contato com o meio externo o que favorece a contaminação. Prefira comprar por carne moída na hora, na sua frente.

Conservação em casa

Antes de mais nada, não tempere a carne, os temperos comuns como alho e cebola tem uma alteração natural do sabor com o passar do tempo, ou seja, se a carne estiver temperada seu sabor também será alterado, por isso deixe para temperar apenas quando for consumir.

Outra recomendação ótima para seguir é congelar as carnes em pedaços inteiros, pois quando cortadas possuem mais superfícies expostas que ficam propensas a proliferação de bactérias.

Contudo, se você não irá preparar o pedaço inteiro quando o descongelar, corte a carne em bifes ou peça para que o açougueiro corte, para assim guardar em porções individuais para uso, podendo assim descongelar a quantidade correta para cada preparo.

Categorias:

Leia também