Além de serem uma rica fonte de proteínas de alta qualidade, as carnes possuem um sabor incomparável, por isso precisam de uma atenção muito especial na hora do preparo. O ponto da carne é o processo de cozimento da proteína, a partir de seu contato com o calor, e varia em função do tempo que ela fica em cozimento
A churrasqueira e apresentadora Clarice Chwartzmann nos traz as melhores dicas para preparação do seu churrasco. “O melhor ponto é aquele que preserva a maciez e a suculência, porém, para cada pessoa existe um ponto ideal. Uns gostam muito mal passado e outros, bem passado”, explica.
Leia também: Tipos de facas que todo churrasqueiro precisa ter
Confira quais são os pontos da carne
Quanto mais tempo a proteína fica em contato com o fogo, mais bem passada e rígida ela fica. E, ao contrário, quanto menos tempo a carne fica em contato como fogo, mais macia ela se mantém. “É importantíssimo ter o fogo certo, e o tempo de contato da proteína com a brasa para chegar ao seu ponto ideal. Dessa forma, é possível tirar o melhor proveito e sabor da proteína e ficar perfeita”.
Selada – levemente assada por fora e quase crua por dentro. Mantém a textura praticamente de uma carne crua.
Mal passada- exposição maior ao fogo, nas partes externas e com a manutenção da textura interna, um ponto a mais que a selada. Ao redor de 2 a 3 minutos de cada lado.
Ao ponto para mal – as partes externas da carne irão caramelizar mais pela exposição ao fogo, porém a parte interna ainda é mal passada. “Eu chamo esse ponto de Ponto Chef e é o meu preferido”, conta Clarice.
Ao ponto – a parte externa atinge uma cor mais dourada e há uma maior caramelização, sendo que a textura interna fica um pouco mais rígida e firme, mas ainda mantém a suculência.
Ao ponto pra bem – neste ponto a estrutura da carne já foi modificada – textura e cor – e ela fica mais rígida. Mesmo assim, a parte interna ainda estará um pouco rosada.
Bem passada- as partes externas, que ficam em contato com o fogo, ficam mais escuras e a parte interna já perde toda suculência e maciez. É o ponto mais difícil de chegar, preservando algum sabor.
Como identificar os pontos
O ponto da carne é identificado a partir da observação, usando visão e tato, onde existe uma alquimia entre a proteína e o calor que vai alterando a aparência e textura.
O melhor momento de virar a peça é quando a parte que está em contato com o fogo começa a criar uma caramelização, uma crosta dourada e, em cima, na parte que não está em contato com o fogo, aparecem gotículas do líquido da carne. “Esse é o melhor momento de virar. Para retirar da grelha, o melhor momento é quando acontece o mesmo processo do outro lado, ou seja, a caramelização. A partir desse ponto, quanto mais tempo você deixar na grelha, mais passada a carne fica.”
Mais conteúdos
Expereat
Aproveitamento integral dos Alimentos. O que fazer com talos, cascas e folhas?
O aproveitamento integral dos alimentos é um assunto que está cada vez mais ocupando o dia a dia das pessoas..
Sal e o Fogo
Como calcular a quantidade certa de churrasco por pessoa
É preciso planejamento e estratégia para fazer um bom churrasco e não faltar nada para os seus convidados. Além das.
Food Trends
Entenda sobre a arte de fazer a famosa carne desfiada de porco (Pulled Pork) ao estilo americano
O estilo norte americano de fazer churrasco tem se destacado cada vez mais no cenário brasileiro. A técnica de defumação.
Notícias
Brócolis – Tá na Época
O brócolis é um alimento super nutritivo que contém fibras, proteínas e vitaminas A, C, E e K, além de.
Notícias
Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?
O corte em cubos pequenos é conhecido como brunoise na gastronomia profissional e facilita muito o dia- a-dia na cozinha,.
Food Trends
Sal Rosa do Himalaia – 5 Benefícios para o Corpo
De todos os tipos de sal, o rosa do Himalaia é o mais completo e nutritivo. Por não passar pelo.