Conheça um pouco mais sobre a jabuticaba, a querida da época
A jabuticaba é originária aqui do Brasil. Sua polpa é doce e seu caroço é mais azedinho, o que confere um sabor único à fruta isso, tornando-a adorada por muita gente. Também conhecida por jóia nacional, a fruta traz vários benefícios para a saúde, além de ser um delicioso ingrediente para complementar suas receitas.
A jabuticaba é originária aqui do Brasil. Sua polpa é doce e seu caroço é mais azedinho, o que confere um sabor único à fruta isso, tornando-a adorada por muita gente. A fruta traz vários benefícios para a saúde, além de ser um delicioso ingrediente para complementar suas receitas.
Excelente fonte de vitamina C, ajuda a fortalecer as defesas do organismo e melhorar a absorção de ferro. Ela ainda contém vitaminas do complexo B, que contribuem para a saúde do sistema nervoso.
Veja mais: Tá na época: a safra de setembro
Com apenas uma safra por ano, de agosto a setembro, é bom aproveitar a época para testar a fruta além do in natura. Polpa e casca podem ser consumidas, pois ambas possuem nutrientes essenciais para o organismo.
A polpa é ótima para geleias, compotas e doces. Já a casca pode ser ingerida junto com a fruta ou assada e depois processada para virar uma farinha bem nutritiva e incrementar iogurtes e saladas de frutas.
Trouxemos algumas ideias de como utilizar essa iguaria na cozinha.
Geleia de jabuticaba com casca
- 1 kg de jabuticaba
- 500 g de açúcar
- 1 colher de de suco de limão
Coloque o fruto em uma panela, cubra com água e leve ao fogo. Deixe cozinhar durante cerca de 40 minutos, para eliminar o gosto amargo da casca e até ficar macia. Depois do tempo indicado passe o conteúdo da panela por uma peneira, pressionando os frutos para coar a polpa. Lave o bagaço (cascas da jabuticaba) na quantidade que pretender usar na geleia e coloque de novo na panela. Pese ou meça a polpa da jabuticaba e junte à panela acrescentando 500 g de açúcar por cada litro de polpa obtida. Junte também o suco de limão, misture tudo e cozinhe em fogo baixo por 1h30 ou até ficar espesso. Quando a geleia estiver espessa o suficiente, desligue o fogo e distribua por frasquinhos de vidro. Feche bem, deixe esfriar por completo e está pronta! Pode armazenar a geleia por vários meses depois de fechada.
Caipirinha de jabuticaba
- 15 bagos pequenos de jabuticaba
- 1 ½ colher de açúcar demerara
- 60 ml de cachaça
- Gelo
Lave bem as jabuticabas e coloque em um copo grande. Adicione o açúcar demerara e macere com um socador até todos bagos estourarem. Acrescente a cachaça e o gelo. Mexa bem com uma colher de baixo para cima, até misturar completamente a jabuticaba e o açúcar com a cachaça. Espere cerca de 1 minuto antes de servir, assim a caipirinha irá ficar mais gelada e saborosa.
Manjar de jabuticaba
- 1 kg de jabuticaba
- 4 litros de água
- 1½ litro do caldo do cozimento
- 1½ xícara de amido de milho
- 3 xícaras de açúcar
- 1 colher de margarina sem sal
Coloque em uma panela a jabuticaba já lavada com a água e o açúcar. Cozinhe em fogo alto por cerca de 20 minutos. Coe. Coloque o líquido já coado em uma panela junto com o amido, o açúcar e cozinhe, mexendo sempre, até que fique um creme. Nesse instante, coloque a margarina, misture e coloque em uma forma levemente untada com água. Espere esfriar e coloque na geladeira para firmar, de um dia para o outro. Para a calda, coloque o bagaço em uma panela com a água. Depois de cozido por aproximadamente 10 minutos, espere esfriar e regue o manjar.
Bolo de jabuticaba
- 1 xícara (chá) de jabuticabas maduras
- 2 ovos
- 1 xícara (chá) de açúcar demerara
- 1/3 de xícara (chá) de óleo de canola
- 1 xícara (chá) bem cheia de farinha de trigo integral
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Coloque no liquidificador as jabuticabas com os ovos, o açúcar e o óleo. Bata bem e aos poucos acrescente a farinha. Por fim, ponha o fermento e bata bem pouco. Leve a uma forma pequena untada com óleo de coco e farinha de trigo integral. Deixe em forno médio de 15 a 20 minutos.