Segundo o relatório anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) de 2020, o consumo de ovos cresceu no Brasil. Foram 49 bilhões de unidades vendidas ano passado contra 44 bilhões em 2018, assim mostrando como o ingrediente tem feito cada vez mais parte das refeições dos brasileiros.
Os ovos fazem parte de uma dieta saudável e balanceada. Definitivamente uma ótima opção para aprimorar suas receitas, já que é uma fonte de proteína e por possuir 13 tipos de vitaminas. Alguns exemplos de sua riqueza são o selênio, zinco e vitaminas A e E, ferro e ácido fólico, antioxidantes, cálcio e fósforo.
Leia também – Aproveitamento total: evitando o desperdício de talos
Apesar de fazer parte da alimentação básica de muitas pessoas, ainda existe uma grande dúvida sobre qual a melhor forma de armazenar.
Pensando nisso, o De Bem Com a Comida trouxe dicas para um bom manuseamento e conservação desse tão querido ingrediente.
- Mantenha os ovos dentro da embalagem e sem lavá-los. Eles devem ser higienizados em água potável, um por vez e somente antes de prepará-los para o consumo – nunca antes de estocar;
- O lugar ideal para o ovo é na geladeira, mas sempre ao fundo. Diferente do que muitos pensam, não podemos guardar na porta, pois ali é uma região onde acontece uma grande variação de de temperaturas, já que a porta abre e fecha com frequência;
- Dependendo de onde você mora, eles podem ficar em temperatura ambiente. Porém, segundo orienta a Agência Nacional de Saúde, essa dica vale apenas para lugares em que a temperatura permaneça em até 21ºC;
- Caso utilize apenas a gema ou clara em uma receita, você pode armazenar em um vidro limpo, coberto com água filtrada e completamente fechado. Assim, a gema durará até 4 dias na geladeira e a clara, 7 dias;
- Se preferir congelar a clara ou a gema, faça isso fracionadamente. Em uma forma de gelo com tampa, etiquete para saber a data do congelamento. As gemas devem ser passadas por uma peneira antes de adicionar a forma.
Leia também – O ingrediente: do campo à mesa
Além de entender melhor sobre o armazenamento, é importante sempre incluir como aproveitar integralmente o alimento e com o ovo não poderia ser diferente. De acordo com a cartilha Mesa Sabor Brasil: sem desperdício, a melhor maneira de aproveitar as partes de alimentos que não utilizamos é numa composteira. Assim, a matéria-prima produzida pelas minhocas podem alimentar uma horta vertical caseira.
Mais conteúdos
Expereat
Aproveitamento integral dos Alimentos. O que fazer com talos, cascas e folhas?
O aproveitamento integral dos alimentos é um assunto que está cada vez mais ocupando o dia a dia das pessoas..
Sal e o Fogo
Como calcular a quantidade certa de churrasco por pessoa
É preciso planejamento e estratégia para fazer um bom churrasco e não faltar nada para os seus convidados. Além das.
Food Trends
Entenda sobre a arte de fazer a famosa carne desfiada de porco (Pulled Pork) ao estilo americano
O estilo norte americano de fazer churrasco tem se destacado cada vez mais no cenário brasileiro. A técnica de defumação.
Notícias
Brócolis – Tá na Época
O brócolis é um alimento super nutritivo que contém fibras, proteínas e vitaminas A, C, E e K, além de.
Notícias
Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?
O corte em cubos pequenos é conhecido como brunoise na gastronomia profissional e facilita muito o dia- a-dia na cozinha,.
Food Trends
Sal Rosa do Himalaia – 5 Benefícios para o Corpo
De todos os tipos de sal, o rosa do Himalaia é o mais completo e nutritivo. Por não passar pelo.