Saiba como usar os melhores tomates para sua receita
O De Bem Com a Comida mostra todos os tipos de tomates disponíveis aqui no Brasil e quais são as melhores opções para aprimorar suas receitas
O tomate é um fruto que surgiu aqui na América do Sul, na região da Cordilheira dos Andes e foi descoberto entre os séculos 15 e 16. Os tomates são frutos que trazem inúmeros benefícios para a saúde.
Segundo o portal do horticultor, o Brasil é um maiores produtores desse famoso fruto, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Itália, Turquia, Espanha, Grécia e Egito a nível de produção mundial. No Brasil, existem sete tipos de tomates entre os mais consumidos.
Veja também -Aproveitamento total: evitando o desperdício de talos
Diferentemente de outros países, onde há tomates das mais variadas cores – amarelo, roxo, laranja e rajados – por aqui os vermelhos ainda são os preferidos.
Ingrediente básico e coringa, existem muitas variedades de tomates, alguns mais ácidos e outros mais doces. Alguns mais carnudos e outros com mais polpa. Saber escolher o tipo certo para a receita certa pode fazer a diferença. Por exemplo, você sabia que alguns tipos de tomate não são indicados para fazer molhos e outros que combinam mais com entradas e saladas?
Benefícios do tomate
Algumas pessoas não podem consumir muito tomate por conta da sua acidez, porém, para quem pode, ele tem muitos benefícios para a saúde.
- Vitaminas A, C e E
- Beta-caroteno
- Manganês
- Potássio
Como escolher?
Para saladas, os tomates mais firmes são os melhores. Porém, não devem ser totalmente duros e claros demais. Já para fazer um molho, escolha os vermelhos mais escuros e macios. Sempre escolha os que estejam sem rachaduras ou manchas.
Veja também -Tipos de facas que todo churrasqueiro precisa ter
Agora conheça quais são os tipos de tomates disponíveis e a melhor forma de usá-los
Caqui
Vermelho e bem grande. Por não ser adocicado e ter uma boa acidez, não é uma boa opção para fazer molho, porém é excelente para fazer saladas, vinagretes e espetinhos.
Carmem
O tomate mais consumido no Brasil. Popularmente conhecido como “longa vida” pois dura bastante tempo. É indicado para saladas.
Cereja
Como diz o nome, parece uma cereja, bem lisinho e quase nunca tem rachaduras. Ele é perfeito para saladas, canapés, massas e risotos.
Débora
Ele é um tomate bastante coringa, sendo usado para várias receitas. É uma boa opção para o dia a dia, tem mais água e sementes do que os outros tomates. Ótimo para fazer tomate seco, saladas e molho de tomate.
Holandês
Esses tomates são vendidos em várias unidades. Ele fica nos ramos para continuar amadurecendo após a colheita; por isso é importante escolher ramos verdes na hora de comprar, se estiver marrom é porque está passado. Não é um tomate muito ácido e é bastante adocicado, excelente para saladas, molhos e pratos quentes como risotos ou na fabricação de ketchup
Italiano
Tem um formato alongado, carnudo, menos aguado e com menos sementes do que os outros. A maior desvantagem é que ele é o mais sensível de todos, então ele costuma estragar fácil. Ele é a opção perfeita para molhos, o famoso drink Blood Mary, suco de tomate e tomate seco.
Sweet grape
É o mais doce dos tomates. Costuma ser bem mais caro e parece uma miniatura do tomate italiano. Ótimo para pratos frios e harmoniza com ervas e queijos.