Ovo: poderoso alimento para a imunidade

O ovo é um dos alimentos mais completos. Rico em vitaminas, minerais e nutrientes, sem consumo está totalmente ligado ao fortalecimento do sistema imunológico.

Por Juliana Cleto

Closeup of unrecognizable young woman cutting beautiful fried egg dish while enjoying healthy breakfast in cafe, copy space

Já se sabe que uma alimentação balanceada é de extrema importância para o equilíbrio do corpo e, que, alguns nutrientes, que exercem papel essencial para as respostas imunes e regulação do organismo, não podem faltar na dieta. Reconhecido como um dos alimentos mais completos para os seres humanos, nos ovos é possível encontrar muitos desses nutrientes por isso ele é considerado um poderoso alimento para a imunidade.

Rico em antioxidantes, vitamina A e D, o ovo é um importante aliado na formação do sistema imunológico. Além disso, também é uma boa fonte de triptofano, um aminoácido essencial que o corpo não é capaz de produzir e é utilizado pelo cérebro para fabricar a serotonina, um neurotransmissor fundamental nos processos bioquímicos do sono e do humor e bem-estar.

“Sabemos que estimular a imunidade torna-se um aliado do organismo para a defesa de invasores como vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. E o ovo pode se tornar um importante alimento neste momento, pois contém proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Além disso, é fácil de preparar e pode ser consumido de diversas formas”, destaca a Zootecnista e Gestora de Operações Industriais da Katayama Alimentos, Camila Cuencas.

Segundo a Nutricionista Clínica, Esportiva e Ortomolecular, Mestre e Doutora em Nutrição, Dra. Milena C. M. Cornacini, o ovo se destaca por ser fonte de importantes nutrientes para a saúde humana, sendo composto por:

Proteína

Com uma excelente qualidade proteica, pode ser substituto de outros alimentos com proteína de alto valor biológico como carnes vermelhas e frangos. Duas porções de ovos conferem 12 g em média de proteína, e contribuem para atingir as recomendações das necessidades diárias deste nutriente por pessoa.

Vitaminas E, K e as do complexo B

Tiamina (B1), riboflavina (B2), piridoxina (B6), ácido fólico, vitamina B12, biotina e a colina. Nenhum alimento supera a gema do ovo em concentração de colina, substância necessária para produção de novas células e para reparação das membranas celulares lesadas.

Vitamina D

O ovo é um dos poucos alimentos que possui essa vitamina tão importante na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e hipertensão arterial), além de ser fundamental para a função dos leucócitos, células brancas do nosso organismo, responsáveis pela defesa contra vírus e bactérias.

Minerais

Cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, zinco, cobre e o selênio.

Viu só como ovo é rico em nutrientes e um alimento poderoso para a imunidade? Fácil de fazer, você também pode inovar e incluí-lo nas suas receitas e experimentá-lo de diversas formas. O importante é tê-lo na sua rotina. E aí, já comeu o seu ovinho hoje?

Veja também:

Superalimentos: o que são e como fortalecem o organismo

4 receitas para aumentar a imunidade

Categorias:

Leia também