O ingrediente: do campo à mesa

Por Juliana Cleto

Cozinhar é muito mais do que fazer pratos bonitos, inspirados nos grandes chefs. Cozinhar é entender e usufruir da sazonalidade, da cultura e tradição da alimentação

Para aplicar as técnicas da gastronomia é fundamental conhecer os alimentos para melhor aproveitá-los em todos os sentidos e assim, elaborar belos e saborosos pratos. O primeiro passo consiste em valorizar os alimentos locais ou da região pela sazonalidade.

“Assim se extrai o melhor do alimento. O melhor em termos de sabor e de preço também, porque se é uma época que está em abundância o preço é menor, é o melhor de textura e de vitaminas. Tudo, vai ter de melhor se tiver utilizando os ingredientes da sua região, que não precisou andar quilômetros em cima de um caminhão ou navio, vindo um alho da China, por exemplo, então tudo ele consegue extrair melhor, se ele tiver usando as coisas próxima dele, locais, onde ele consegue ter só vantagens nisso”.

A partir desse entendimento pode-se aplicar as técnicas específicas que agreguem qualidade ao preparo. “Isso envolve os cortes, cocção, que vão ser mundiais e que vão ter as suas alterações conforme uma etnia, uma tradição, mas de modo geral fazem com que entenda como está fazendo. Por exemplo, qual a técnica utilizo nessa proteína de corte, qual a técnica que eu estou usando de cocção? Assim, compreendo a reação que isso causou nesse alimento. Eu consigo fazer alterações tanto no corte quanto no método de cocção para ter resultados diferentes, para criar e desenvolver novas coisas além do costumeiro”.

 

 

Categorias:

Leia também