Carne suína: veja os benefícios de usufruir a carne mais popular do mundo
A carne de porco é o tipo mais popular do mundo. Além de ser muito saborosa, é rica em nutrientes e oferece muitos benefícios para a saúde
A carne de porco é o tipo mais popular do mundo, representando um total de 39%, ou seja, quase metade da oferta total de carnes consumida é a suína.
Além de ser muito saborosa, é rica em nutrientes e oferece muitos benefícios para a saúde humana. A carne pode ser uma ótima fonte de nutrientes e até considerada uma opção magra, ao lado dos peixes e frangos.
Nesses últimos anos houve uma melhora na qualidade da carne de porco, diminuiu 31% do seu nível de gordura, 14% das calorias e 10% de seu colesterol de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os cortes de carne suína mais calóricos e gordurosos são a costela, rabo, joelho e orelha.
Leia mais -A arte da charcutaria: conheça mais sobre a técnica
A carne suína é uma das principais fontes de vitamina B1, que participa do metabolismo energético, melhora o apetite e o funcionamento do sistema nervoso. Além disso, possui niacina, que melhoram a saúde da pele e o funcionamento do sistema digestivo.
Benefícios
Previne doenças: por ter um teor de sódio menor e maior quantidade de potássio, contribui para a prevenção da hipertensão. Rica em proteínas, a carne suína consegue garantir uma boa saúde muscular, pois ajuda a controlar o colesterol e a pressão arterial.
Desenvolvimento infantil: a carne suína é recomendada para crianças em fase de crescimento, pois ela apresenta proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B, ferro e selênio.
Pouca gordura: alguns cortes suínos possuem teor de gordura menor que a de um frango.
Fortalecimento: alguns cortes têm altos níveis de colágeno pré-formado, o que ajuda a fortalecer o cabelo, unhas, a pele e articulações. Além de dar força e resistência ao tecido conjuntivo do corpo e ainda fornece estrutura para muitas outras partes do corpo, incluindo dentes e vasos sanguíneos.
Preparo
Existem inúmeros temperos e ingredientes que podem ser usados no preparo da carne suína, porém algumas técnicas de preparo podem fazer toda a diferença no resultado final.
O maior segredo para uma boa preparação, é investir em uma marinada. Para que a carne fique com saborosa e suculenta, é importante deixar os temperos atuando durante bastante tempo.
As opções de temperos para serem usados são infinitas, como mostarda, ervas frescas, alho, cebola, pimenta, mel, espumantes, vinhos ou cachaças.
Receitas
Confira agora algumas receitas com diferentes cortes suínos
Costelinha de porco com creme de milho
- 1,2kg de costelinha suína em pedaços com o couro
- suco de 1 limão
- 4 dentes de alho picados
- ⅓ de xícara de cachaça
- cheiro-verde picado
- 2 latas de milho verde com a água
- 1 xícara de leite
- 1 colher de maisena
- 3 colheres de manteiga
- 1 cebola picada
- sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto
Para o creme de milho, bata metade do milho, o leite e a maisena no liquidificador por 2 minutos. Aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, e frite a cebola até dourar. Junte o milho batido, o milho em grãos, sal, pimenta, salsa e cozinhe até engrossar, mexendo. Desligue e reserve. Tempere a costelinha com o suco, o alho, a cachaça, sal e deixe de molho por 2 horas. Transfira para uma fôrma, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora. Retire o papel e volte ao forno por 15 minutos ou até dourar. Transfira para uma travessa e sirva polvilhado com cheiro-verde e acompanhada do creme de milho.
Filé-mignon suíno
- 2 peças de filé-mignon suíno
- 1 colher de alho picado
- 1 ramo de alecrim
- 1 limão siciliano
- 1 pitada de pimenta calabresa moída
- 1 xícara de geleia de damasco
- 1 colher de azeite
- 1 xícara de bacon
- 1 cebola picada
- 1 abobrinha ralada
- 1 cenoura ralada
- ½ xícara de ervilha congelada
- ¼ xícara de azeitona verde picada
- salsa picada, sal e pimenta-do-reino a gosto
Em uma vasilha, coloque o filé e tempere com o alho, o alecrim, o sal, a pimenta, as raspas e o suco de limão e a pimenta calabresa. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Para a farofa, em uma frigideira, aqueça o azeite, em fogo médio e frite o bacon até dourar. Retire o bacon, escorra e reserve. Na mesma frigideira, refogue a cebola, a abobrinha, a cenoura e a ervilha por 3 minutos. Acrescente a farinha de mandioca e cozinhe por 3 minutos, mexendo. Junte a azeitona, o bacon reservado e a salsa picada misture e retire do fogo. Tempere com sal. Em outra panela, aqueça o azeite em fogo médio e doure os filés. Adicione o molho da marinada coado e deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos ou até que esteja macio e cozido. Em outra panela, aqueça a geleia de damasco. Arrume os filés em uma travessa e sirva regados com a geleia aquecida e acompanhado da farofa.
Rolê suíno na pressão
- 8 bifes de lombo suíno
- 2 dentes de alho picados
- sal, pimenta-do-reino e cebolinha picada a gosto
- 1 cenoura em tiras
- 200g de bacon em tiras
- 300g de queijo coalho em tiras
- 4 colheres de óleo
- 1 cubo de caldo de legumes
- ½ xícara de molho de tomate
- ½ xícara de água
- 1 lata de cerveja preta
Coloque uma folha de filme plástico sobre os bifes e bata com um martelo culinário para afinar e deixá-los uniformes. Tempere com o alho, sal e pimenta. Divida a cenoura, o bacon e o queijo entre os bifes, enrole como rocamboles e prenda com palitos. Aqueça uma panela de pressão com o óleo, em fogo alto, e frite os rolês até dourarem. Junte o caldo de legumes, o molho de tomate, a água, a cerveja, tampe e cozinhe por 10 minutos, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Transfira para uma travessa, polvilhe com cebolinha e sirva.