4 receitas de saladas simples e deliciosas

Seja no almoço ou no jantar, uma salada vai muito bem. Por isso, conversamos com uma nutricionista que ensina opções fáceis para o seu dia a dia.

Por Juliana Cleto

Portrait of a young and cheerful woman dressed in bright shirt eating salad at home. Concept of wellbeing, healthy food and homeliness

Para acompanhar o jantar ou como prato principal, a salada é a primeira opção para quem busca uma alimentação mais equilibrada. Se antes ela era vista como um complemento obrigatório, com alguns truques, ela pode ser uma das estrelas durante a refeição. Para quem está em busca da “salada perfeita”, a nutricionista do Comitê Umami, Graciela Vargas, listou 4 opções para ajudar a transformar as folhas verdes na parte mais deliciosa do almoço ou do jantar. “O segredo está nas combinações dos alimentos. Muitas vezes acabamos colocando complementos em excesso que desfavorecem o preparo. O prato deve ser nutritivo e, principalmente, saboroso”, ressalta.

Salada caipira
Para quem gosta de crocância, a salada caipira é uma ótima opção. Faça um mix de alface, são muitas opções: roxa, crespa, americana, entre outras. Acrescente ainda mais sabor à sua refeição com frango cozido desfiado, milho cozido no vapor em lata e um pouco de castanhas-do-pará trituradas, que vão contribuir com a riqueza de texturas da salada. O tempero fica por conta dos clássicos azeite, limão e sal. “Cada ingrediente foi pensado para proporcionar equilíbrio e bem-estar. As fontes oleaginosas, como a castanha, contêm o aminoácido triptofano e auxiliam na saciedade. Já o milho e o frango são alimentos que se tornam aliados na aceitação alimentar, deixando a salada ainda mais deliciosa”, afirma Graciela.

Salada oriental
Para os amantes dos cogumelos, a nutricionista explica que o alimento possui beta-glucanas, que estimulam o sistema imunológico. “Uma opção rápida para o jantar é uma salada ao estilo oriental. Uma combinação de refrescância com sabor. Basta adicionar em uma vasilha, couve picada, salmão defumado em fatias finas, cogumelos shimeji em conserva ou levemente refogados em azeite e amêndoas em lascas. Para o molho, uma mistura de gengibre fresco ralado, azeite, suco de limão e shoyu. Uma opção suculenta e tão deliciosa quanto preparações mais complexas”, ressalta Graciela.

Salada verão
Para uma opção ainda mais leve, a especialista indica a salada verão. Graciela afirma que alimentos como o tomate e o peito de peru, dão um toque a mais na preparação. “Escolha três tipos de folhas verdes, acrescente um pouco de cenoura ralada, peito de peru cortado em quadradinhos e alguns tomates cereja. Não se esqueça de incrementar com manga picada. Esta salada pode ser temperada com um molho à base de mostarda de Dijon, vinagre de vinho branco, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Para incorporar o molho à salada, a melhor forma é misturar tudo delicadamente, com a ajuda de dois garfos”, explica.

Salada portuguesa
Quanto mais colorido o prato, mais vitaminas e nutrientes? A especialista explica que sim, e quanto mais cor, mais sabor também. “Essa combinação leva bacalhau dessalgado e desfiado, gosto que também auxilia na higiene bucal por promover aumento de salivação e também melhora a digestão. Para o preparo da salada portuguesa, com o peixe, misture um mix de folhas, por exemplo, alface, acelga, rúcula, agrião ou couve, grão-de-bico cozido, azeitonas-pretas e tempere apenas com azeite de oliva extra virgem e sal”, finaliza Graciela.

Veja também:

Como congelar os alimentos corretamente

Chás que fortalecem o sistema imunológico

Categorias:

Leia também