O fogão a lenha é muito utilizado na culinária caipira, em estados como São Paulo e Minas Gerais. Além disso, ainda são amplamente utilizados na região Sul, sobretudo nas áreas rurais.
A culinária tradicional caipira baseada em ingredientes como milho, feijão, couve, carne de porco e de galinha, está presente até no dia a dia de quem nunca saiu da capital do estado.
Leia mais – Armazenamento de carnes: veja as melhores técnicas para preservar suas compras
História
Os primeiros fogões que se tem notícia eram buracos furados no chão, nos quais se colocava o fogo e as panelas por cima das chamas, apoiadas em pedras, com o objetivo de cozinhar a caça.
Os fogões a lenha são um dos mais tradicionais e antigos utensílios de cozinha. O ato de cozinhar os alimentos no fogo remonta aos tempos pré-históricos, onde as caças eram preparadas acima de buracos cavados no chão. Conforme o tempo passou, diferentes materiais foram usados para construir fogões, como barro, tijolos e metal. No Brasil há registros do fogões de barro e pedra sendo utilizados pelos índios guarani. Já no período colonial, modelos confeccionados em alvenaria ou metal tornaram-se muito populares.
Atualmente o fogão a lenha é encontrado em vários locais que têm o turismo rural como atração e fonte de renda e tem reconquistado seu valor. Mas por muito tempo ele era apenas um objeto de decoração ou considerado como algo que não tinha importância, significando algo caipira, sem valor e que remetia à roça.
Receitas
Pratos preparados no fogão a lenha apresentam um sabor mais defumado, graças à fumaça emitida pela queima da madeira. Comidas típicas brasileiras, como o carreteiro gaúcho e o tutu de feijão mineiro, ficam ainda mais saborosos quando preparados nesse tipo de fogão.
Mas não são apenas pratos típicos que podem ser preparados no fogão a lenha; ele é versátil, sendo ótimo para receitas do dia a dia também. Confira agora deliciosas receitas para fazer com seu fogão caipira
Feijão tropeiro
- 150 g de bacon picadinho
- 250 g de linguiça calabresa picadinha
- 1 xícara (café) de azeite
- 2 cebolas picadas
- 6 dentes de alho amassados
- 500 g de feijão cozido e escorrido
- 1 cubo de caldo de bacon
- 4 ovos fritos inteiros e picados
- cheiro-verde a gosto
- 1 e 1/2 colher de farinha de mandioca crua
- sal e pimenta a gosto
Coloque o azeite em uma panela e frite o bacon e a linguiça separadamente, depois reserve. Na mesma panela, frite a cebola e o alho, junte o feijão escorrido e o caldo de bacon. Junte novamente o bacon e a linguiça, acrescente a farinha de mandioca e os ovos fritos picadinhos. Acrescente cheiro-verde a gosto e tempere com sal e pimenta.
Frango caipira
- 1 frango caipira médio ou grande
- 4 cebolas de cabeça
- 10 dentes de alho
- 2 colheres bem rasas de sopa de sal
- pimenta a gosto
- 1 colher rasa de colorau (urucum)
- 3 colheres de óleo de soja ou azeite
- caldo de pimenta malagueta a gosto
- 1 pimentão médio
- 2 colheres (sopa) de caldo de limão taiti
- 6 batatas médias
Pique o frango e lave-o em água quente. Em seguida acrescente o limão, misturando bem e reserve-o na geladeira. Corte a cebola e o pimentão, colocando-os dentro de um pouco de água. Reserve. Esmague o alho no espremedor ou pique-o em lasquinhas, misturando-o ao sal e à pimenta malagueta. Reserve. Em uma panela média, após dar uma esquentada, coloque o óleo e em seguida o colorau. Após alguns segundos, acrescente a mistura do sal, alho e pimenta malagueta. Deixe fritar por alguns segundos em fogo baixo. Coloque todo o frango, mexa bastante e deixe fritar em fogo médio ou alto. Acrescente o pimentão, a cebola e a pimenta. Deixe mais ou menos uns 10 minutos fritando, e em seguida despeje água o suficiente para cobrir quase todo o frango. Conforme o frango cozinha acrescente mais água, aos poucos. Quando o frango estiver quase cozido, acrescente as batatas e deixe o caldo engrossar. Quando as batatas estiverem bem macias e o frango totalmente cozido, desligue o fogo e sirva quente.
Angu de milho à moda mineira
- 6 espigas de milho bem maduras e em grãos
- ½ litro de leite
- 1 pitada de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 cebola pequena picada
- 1 pimenta ardida ou de cheiro
- cheiro verde a gosto
- sal a gosto
Bata o milho com o leite no liquidificador e passe por uma peneira ou um coador de pano limpo. Aqueça a manteiga em uma panela de fundo grosso e acrescente a cebola. Mexa bem até a cebola murchar e acrescente o milho batido. Cozinhe, mexendo sempre com uma colher de pau ou fouet, até que o creme se desprenda da panela. Esse processo deve durar entre 15 e 20 minutos. Tempere com sal, pimentas e cheiro verde, mexa por mais 1 ou 2 minutos e transfira o angu para uma travessa levemente umedecida. Deixe esfriar e corte em pedaços.
Mais conteúdos
Expereat
Aproveitamento integral dos Alimentos. O que fazer com talos, cascas e folhas?
O aproveitamento integral dos alimentos é um assunto que está cada vez mais ocupando o dia a dia das pessoas..
Sal e o Fogo
Como calcular a quantidade certa de churrasco por pessoa
É preciso planejamento e estratégia para fazer um bom churrasco e não faltar nada para os seus convidados. Além das.
Food Trends
Entenda sobre a arte de fazer a famosa carne desfiada de porco (Pulled Pork) ao estilo americano
O estilo norte americano de fazer churrasco tem se destacado cada vez mais no cenário brasileiro. A técnica de defumação.
Notícias
Brócolis – Tá na Época
O brócolis é um alimento super nutritivo que contém fibras, proteínas e vitaminas A, C, E e K, além de.
Notícias
Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?
O corte em cubos pequenos é conhecido como brunoise na gastronomia profissional e facilita muito o dia- a-dia na cozinha,.
Food Trends
Sal Rosa do Himalaia – 5 Benefícios para o Corpo
De todos os tipos de sal, o rosa do Himalaia é o mais completo e nutritivo. Por não passar pelo.