Cozinha também é lugar de criança: veja os benefícios que isso traz para os pequenos
Aproximar as crianças da culinária ajuda a mantê-las ocupadas em uma super atividade que une diversão e aprendizado
Aproximar as crianças da culinária ajuda a mantê-las ocupadas em uma super atividade que une diversão e aprendizado. Estar na cozinha pode criar novos hábitos alimentares e influenciar como elas se alimentarão no futuro.
É necessário garantir que cada menina ou menino fique responsável por executar alguma tarefa individualmente, de tal forma que as crianças comecem a fazer essas tarefas sob supervisão para que aos poucos consigam executar as ações de forma independente.
Leia mais: Conheça um pouco mais sobre a jabuticaba, a querida da época
Estar na cozinha desde cedo pode também fortalecer os laços entre a família, como conta o vencedor do MasterChef Junior Lorenzo Ravioli. “Por minha família ser italiana, sempre tivemos o costume de estar todos juntos na cozinha, dividindo as tarefas e conversando. Acredito que isso influencie nossa união”, afirma.
O jovem chef diz que sempre participou dos momentos na cozinha, mas fez seu primeiro prato “sozinho” (com ajuda de um adulto supervisionando) aos 7 anos: um molho de tomate. Essa receita foi fundamental em sua trajetória com a culinária.
Lorenzo decidiu seguir na carreira de cozinheiro inspirado em membros de outras gerações de sua família, que tem restaurantes e o incentiva cada vez mais.
Trazer as crianças para ajudar no preparo dos alimentos não é importante apenas para ensiná-los a cozinhar, mas também traz vários benefícios cognitivos.
Benefícios
Uma pesquisa da Universidade de Alberta, no Canadá, mostrou que estimular uma criança a participar da produção de um prato, da escolha do cardápio, da compra dos ingredientes e do preparo da receita é a melhor forma de fazer com que ela se alimente bem. E há ainda outros benefícios:
Desenvolve noções de matemática: a criança pode contar os ingredientes, desenvolver noções de quantidades, formas e volumes.
Estimula o trabalho em equipe: o pequeno aprende a dividir tarefas e assumir responsabilidades, além de perceber a importância de cada um no conjunto da obra.
Desenvolve a coordenação: o bebê pode segurar alguns ingredientes. Conforme cresce, o pequeno já consegue separar itens, misturar com a mão e, mais tarde, até mesmo cortar utilizando uma faca sob supervisão
Reforça práticas de higiene: lavar as mãos, higienizar legumes e frutas e lavar utensílios ensinam muito sobre a importância da higiene para a saúde.
Como introduzir
A melhor forma de fazer as crianças participarem mais na cozinha é convidando-as para ajudar nas receitas do dia a dia ou até mesmo criar receitas divertidas juntos. Assim é possível criar um interesse maior.
Pensando nisso, trouxemos algumas receitas fáceis e deliciosas para serem feitas com a garotada.
Minibolo de cenoura com calda de chocolate
Ingredientes
- 3 cenouras picadas
- 3 ovos
- 1 xícara de óleo
- 1/3 de xícara de leite
- 2 xícaras de açúcar
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de fermento em pó
- Óleo e farinha de trigo para untar
- 250 g de chocolate meio amargo picado
- 1 caixa de creme de leite
- Chocolate granulado a gosto
Modo de preparo
No liquidificador, bata a cenoura, os ovos, o óleo, o leite e o açúcar até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela, adicione a farinha e o fermento, misturando com uma colher. Despeje a massa em forminhas individuais com buraco no meio, untadas e enfarinhadas; coloque uma ao lado da outra em uma forma grande. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar levemente. Retire, deixe amornar e desenforme. Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria e misture com o creme de leite. Espalhe sobre os bolinhos, decore com chocolate granulado e sirva.
Minipizza de pão de queijo
Ingredientes
- 2 ovos
- 2 xícaras de queijo de minas padrão (meia cura) ralado
- 1/2 xícara de óleo
- 1 xícara de leite
- 250 g de polvilho doce
- 250 g de polvilho azedo
- Óleo para untar
- 2 colheres de óleo
- 1 cebola picada
- 1 tomate picado
- 500 g de salsicha em rodelas
- 2 xícaras de molho de tomate
- 300 g de queijo mussarela ralado
- Orégano para polvilhar
Modo de preparo
Para o recheio, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite a cebola até murchar. Adicione o tomate, a salsicha e refogue por 3 minutos. Adicione o molho de tomate e cozinhe até ferver. Desligue e reserve. Para a massa, em uma tigela, misture os ovos, o queijo, o óleo e o leite. Acrescente os polvilhos, aos poucos, até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione mais polvilho doce. Divida a massa em bolinhas e abra com um rolo, formando disquinhos de 10 cm. Coloque um ao lado do outro em uma forma grande untada, espalhe o refogado de salsicha sobre eles e cubra com a mussarela. Polvilhe com orégano e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até assar e dourar. Sirva.
Brownie recheado com sorvete
Ingredientes
- 5 colheres de manteiga
- 2 xícaras de chocolate ao leite picado
- 3 colheres de farinha de trigo
- 3 colheres de chocolate em pó
- 4 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de bicarbonato de sódio
- 1 e 1/2 xícara de sorvete de flocos amolecido
- 500 g de chocolate ao leite fracionado picado
- Margarina para untar
Modo de preparo
Derreta a manteiga e o chocolate ao leite picado em banho-maria ou no micro-ondas. Adicione a farinha, o chocolate em pó, os ovos, o açúcar e o bicarbonato, mexendo até obter uma massa homogênea. Despeje em uma forma untada e forrada com papel-manteiga untado, e leve ao forno médio (180 ºC), preaquecido, por 30 minutos ou até assar. Espere amornar, desenforme e corte em quadrados de 5 cm x 5 cm. Corte os quadrados ao meio no sentido do comprimento e recheie com uma porção do sorvete. Coloque um palito de sorvete no centro do docinho e leve ao congelador por 2 horas. Derreta o chocolate ao leite em banho-maria ou no micro-ondas e banhe os brownies, escorrendo o excesso. Disponha sobre papel-manteiga e leve ao congelador por mais 20 minutos antes de servir ou até o momento de servir.