Folhas são ingredientes muito consumidos na produção de saladas e até sucos. Mas, ainda assim, muitas vezes descartamos partes de legumes e verduras por puro desconhecimento. Nem todo mundo sabe aproveitar o alimento por inteiro e, com isso, muitos nutrientes são desperdiçados na cozinha.
A decisão de fazer o aproveitamento total dos alimentos pode ajudar na saúde e reduzir a produção de lixo, além de colaborar com a vida financeira, já que a economia na hora das compras será uma consequência. As folhas que podem ser consumidas, evitando o desperdício, são as de cenoura, beterraba, batata-doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda e rabanete.
Leia Também – Aproveitamento total: evitando o desperdício de talos
Para auxiliar ainda mais nessa decisão de desperdício zero, temos algumas receitas diferenciadas com folhas para você testar em casa:
Creme de folha de couve-flor
Ingredientes
- 5 xícaras (chá) de folhas de couve-flor
- 1/2 xícara (chá) de cebola
- 1 xícara (chá) de leite
- 1/2 xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- sal a gosto
Modo de Preparo
Lavar as folhas de couve-flor e picá-las muito bem. Em uma panela, refogar a cebola no óleo, até dourar. Juntar as folhas picadas e o sal. Misturar bem. À parte, misturar a farinha, o leite e a água. Adicionar a mistura ao refogado mexendo bem até o creme encorpar. Deixar cozinhar. Servir quente.
Rocambole de folhas e talos
Ingredientes
- 30g de fermento fresco
- 1 xícara de água morna
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 1/2 Kg de farinha de trigo
Modo de preparo
Massa: Dissolver o fermento na água. Juntar o óleo, o sal e aos poucos a farinha. Amassar tudo até que a massa não grude nas mãos. Deixar crescer até dobrar de volume. Abrir a massa, rechear, enrolar e deixar descansar até dobrar de volume. Levar para assar em forno pré-aquecido.
Recheio: Fazer um refogado com alho, cebola, folhas e talos diversos (beterraba, nabo, espinafre, couve etc.). Deixar esfriar e rechear o rocambole.
Suflê de folhas
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de folhas bem lavadas, cozidas e picadas
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de margarina ou óleo
- 3 ovos
- sal a gosto
Modo de Preparo
Misturar o leite, a farinha de trigo e a margarina ou óleo. Levar ao fogo mexendo sempre até engrossar. Retirar do fogo, acrescentar as gemas e as folhas misturando bem. Colocar as claras em neve misturando cuidadosamente. Levar ao forno para assar em forma untada até dourar. Também pode- se preparar esta receita com folhas de beterraba, cenoura, nabo, rabanete, brócolis, couve-flor, inhame etc.
Existem diversos sites de Organizações com muitas alternativas de reaproveitamento e novas receitas, e aqui no De Bem Com a Comida também iremos trazer regularmente dicas e receitas. Fiquem sempre ligados em todas nossas plataformas digitais.
*Todas as receitas foram retiradas da cartilha Mesa Brasil do Sesc – Banco de Alimentos e Colheita Urbana Aproveitamento Integral dos Alimentos.
Mais conteúdos
Expereat
Aproveitamento integral dos Alimentos. O que fazer com talos, cascas e folhas?
O aproveitamento integral dos alimentos é um assunto que está cada vez mais ocupando o dia a dia das pessoas..
Sal e o Fogo
Como calcular a quantidade certa de churrasco por pessoa
É preciso planejamento e estratégia para fazer um bom churrasco e não faltar nada para os seus convidados. Além das.
Food Trends
Entenda sobre a arte de fazer a famosa carne desfiada de porco (Pulled Pork) ao estilo americano
O estilo norte americano de fazer churrasco tem se destacado cada vez mais no cenário brasileiro. A técnica de defumação.
Notícias
Brócolis – Tá na Época
O brócolis é um alimento super nutritivo que contém fibras, proteínas e vitaminas A, C, E e K, além de.
Notícias
Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?
O corte em cubos pequenos é conhecido como brunoise na gastronomia profissional e facilita muito o dia- a-dia na cozinha,.
Food Trends
Sal Rosa do Himalaia – 5 Benefícios para o Corpo
De todos os tipos de sal, o rosa do Himalaia é o mais completo e nutritivo. Por não passar pelo.