Com a vida que levamos, nem sempre temos tempo e disposição para ir à feira ou ao supermercado comprar alimentos fresquinhos para a nossa alimentação diária. Por isso, e para isso, congelar os produtos é uma alternativa prática, saudável e econômica para aproveitaros alimentos sem perder sabor e nutrientes.
Se a proposta é optar pela praticidade, a dica é: prepare e congele alimentos naturais, nada de muito industrializados! A vantagem é que além de mais simples, ao refrigerar, também aumenta a durabilidade e boa parte das propriedades são conservadas.
Lave
Congelar os alimentos limpos e higienizados evita a proliferação de bactérias durante o descongelamento, além de facilitar na hora do consumo. Uma boa dica é já deixá-los também cortados.
Espere esfriar
Caso vá congelar pratos prontos, aguarde que a preparação esfrie e transfira para a embalagem, feche bem e coloque no freezer.
Legumes e verduras
Congele apenas aqueles que serão consumidos fritos, cozidos ou assados, caso contrário, se a ideia for consumir cru, prefira os frescos, pois o alimento perde a textura.
Frutas congeladas
Também devem ser limpas e cortadas, de preferência, retire os caroços. Guarde-as em pequenas porções e utilize-as para preparações de sucos, vitaminas, bolos e tortas.
Carnes
Qualquer carne pode ser congelada e somente ser recongelada no prato pronto, por isso, leve-as ao freezer separadas em pequenas quantidades.
Identifique os alimentos
Colocar etiquetas nos potinhos, além de proporcionar uma maior organização, facilita muito na hora da busca do que vai descongelar. Colocar a data também ajuda para ter um controle do que está a mais tempo no freezer.
Tire o ar das embalagens
Deixe o mínimo de ar possível. A embalagem a vácuo, por exemplo, elimina toda a umidade e tende a preservar melhor o sabor da comida. Uma boa dica é usar um canudo para tirar o máximo de ar presente.
O que não podemos congelar?
Vegetais folhosos
Rúcula, escarola, agrião, alface, e também pepino e rabanete, são alimentos que têm muita água e, por isso, murcham e perdem o sabor quando congelados.
Ovos cozidos e omelete
Eles perdem a textura e ficam borrachudos.
Queijo e iogurte caseiro
Queijos do tipo ricota e minas talham e ficam rançosos quando vão para o freezer.
Carnes fritas ou empanadas
O melhor é que elas sejam congeladas cruas, assadas ou cozidas. É importante dizer que a carne crua descongelada só pode ser congelada de novo se estiver cozida.
Mais conteúdos
Expereat
Aproveitamento integral dos Alimentos. O que fazer com talos, cascas e folhas?
O aproveitamento integral dos alimentos é um assunto que está cada vez mais ocupando o dia a dia das pessoas..
Sal e o Fogo
Como calcular a quantidade certa de churrasco por pessoa
É preciso planejamento e estratégia para fazer um bom churrasco e não faltar nada para os seus convidados. Além das.
Food Trends
Entenda sobre a arte de fazer a famosa carne desfiada de porco (Pulled Pork) ao estilo americano
O estilo norte americano de fazer churrasco tem se destacado cada vez mais no cenário brasileiro. A técnica de defumação.
Notícias
Brócolis – Tá na Época
O brócolis é um alimento super nutritivo que contém fibras, proteínas e vitaminas A, C, E e K, além de.
Notícias
Por que cortamos legumes e verduras em cubinhos?
O corte em cubos pequenos é conhecido como brunoise na gastronomia profissional e facilita muito o dia- a-dia na cozinha,.
Food Trends
Sal Rosa do Himalaia – 5 Benefícios para o Corpo
De todos os tipos de sal, o rosa do Himalaia é o mais completo e nutritivo. Por não passar pelo.