A venerada Bisteca Fiorentina
A Bistecca alla Fiorentina é um prato típico da Itália, da região de Toscana, onde é venerada. Seu preparo é quase um ritual. Desde o corte até a hora de servir, todos os passos são tratados como se fosse uma ciência.
A Bistecca alla Fiorentina é um prato típico da Itália, da região de Toscana, onde é venerada. Seu preparo é quase um ritual. Desde o corte até a hora de servir, todos os passos são tratados como se fosse uma ciência.
Este corte é formado pelo osso em forma de T separando o contra-filet do filet mignon. É uma carne espessa com pouca capa de gordura, mas marmorizada. A peça é cortada com 3 cm de altura, com aproximadamente 1,3 Kg. Ideal assa-la na grelha ou na panela de ferro.
Como a grande maioria dos pratos com carnes italianos a Bistecca alla Fiorentina é simples, mas nem por isto menos saborosa. Temperada somente com sal, pimenta-do-reino moída na hora e um excelente azeite de oliva extravirgem, na Itália é preparada na brasa. Por vezes a lenha é “temperada” com casca de laranja e limão.
Modo de conservação:
Carne é super perecível, por isso é recomendado consumir em três ou quatro dias após a compra.
Geladeira:
Deixe a carne na geladeira, por no máximo quatro dias, caso necessário congele.
Congelador:
Mantenha congelado por o menor tempo possível (limite de trinta a quarenta dias), 24 horas antes do consumo, passar as carnes para a geladeira para descongelar devagar, assim suas carnes ficarão perfeitas!
Receita:
Ingredientes:
- 1 filé em T, cortado alto (3 cm), Azeite de oliva extra virgem, para marinar
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora
- 3 ramos de alecrim (opcional)
- 6 dentes de alho (opcional)
Preparo
- Tempere a carne com o sal e a pimenta. Besunte com o azeite de oliva e deixe marinando por 30 minutos.
- Aqueça uma frigideira pesada (caso opte por churrasqueira, deixe as brasas ardentes). Coloque a carne e deixe por 5 minutos ou até estar bem marrom. Vire uma única vez e repita o processo.
- O cozimento preciso é o segredo do sabor deste prato: a carne deve ter uma crosta vermelha por fora, enquanto é macia e suculenta por dentro. Para manter a crosta, a carne não deve ser virada com o auxílio de garfos ou qualquer outro utensílio de cozinha que apunhale a carne, eles penetrarão na carne e quebrarão a crosta que se forma para conter os sucos. Em vez disso, deve ser girado suavemente com uma pinça.