Conheça os segredos para a escolha das tábuas de cozinha e churrasco
A maioria das cozinhas tem pelo menos uma tábua e geralmente de madeira. Mas existem outros modelos, feitos de diferentes materiais e para diferentes finalidades.
Por Juliana Cleto
COMPARTILHE NO WHATSAPP
Todo mundo um dia já se perguntou qual a melhor tábua para carnes e alimentos em geral? Madeira? Plástico? Bambu?
A maioria das cozinhas tem pelo menos uma tábua e geralmente de madeira. Mas existem outros modelos, feitos de diferentes materiais e para diferentes finalidades. O mais importante é não danificar a faca e proteger contra bactérias, por isso é recomendado ter mais de uma tábua de corte, seja para carne ou para todos os alimentos.
Veja o que observar na hora de adquirir e usar uma tábua:
– Quanto mais macia a tábua, menor será o impacto no corte da faca, e nesse caso, a tábua de madeira é a campeã. A segunda melhor é a tábua de plástico, que além de macia é muito prática e fácil de higienizar.
– Evite tábuas de materiais duros, como vidro, cerâmica ou mármore. O vidro, por exemplo, só é cortado pelo diamante e portanto irá facilmente estragar o corte de qualquer faca, seja as simples ou as mais caras.
– Higienização da tábua é fundamental, para não haver a contaminação cruzada, que é quando um alimento transmite bactérias para outro. Por isso é importante também usar diferentes tábuas para diferentes tipos de alimentos.
– Tamanho diferentes: Você não vai querer cortar um pedaço grande de alimento em uma tábua pequena. Avalie os tamanhos de tábua que você poderá precisar.
– Custo: Tábuas de plástico são muito mais baratas, mas mais feias. Nossa sugestão é que você tenha tábuas de plástico para o trabalho pesado e de madeira para serem levadas à mesa.
– Aparência: Muitas vezes alimentos como carnes, queijos e legumes grelhados são servidos na própria tábua, e neste quesito a tábua de madeira é campeã. E uma tábua bonita é também um belo enfeite quando pendurada na cozinha ou próximo à churrasqueira.
Os melhores tipos de tábuas no mercado:
MADEIRA
O corte da faca cria ranhuras na madeira, ideal para o acúmulo de bactérias. Para limpar da maneira correta, use detergente e esponja para tirar o acúmulo de comida após o uso. Depois, deixe a tábua imersa em água dentro de uma tigela adicionando três colheres de água sanitária ou cloro por 10 a 15 minutos. Lave com água corrente e detergente para retirar o cheiro forte do produto. Deixe secar em pé e, de preferência, ao sol. Mesmo com todos esses cuidados, substitua a tábua a cada ano.
PLÁSTICO
Muito utilizada na cozinha, esse tipo de tábua também fica muito marcada pelo corte da faca, favorecendo a proliferação de bactérias. A limpeza é feita da mesma forma que a de madeira, com imersão em água sanitária ou cloro e detergente para limpeza antes e depois. Uma dica importante nesse caso é combinar a cor da tábua com o tipo de alimento que será cortado. Para carnes, utilize a vermelha, a azul para frutos do mar, corte frango na amarela e a tábua de cor verde serve para frutas, legumes e verduras. Assim, você evita que os alimentos se contaminem entre si. A secagem é de pé e, de preferência, ao sol. Mesmo com todos esses cuidados, substitua a tábua a cada ano.
POLIETILENO
As tábuas feitas de polietileno possuem poros mais fechados e evitam que a faca deixe marcas em sua superfície. Assim, os cuidados na hora da limpeza são menores do que é preciso para higienizar as de plástico ou madeira. Apenas esponja e detergente é suficiente. Além disso, elas duram quase a vida inteira, tomando cuidados básicos.
BAMBU
Com bactericida natural, o bambu não sofre alterações com o uso constante da faca em sua superfície. Por isso, é mais durável, pode ser lavada apenas com água e detergente. Mas ela precisa de um cuidado especial. A cada três meses, passe óleo mineral na tábua com ajuda de um papel toalha para hidratar o material. Deixe absorver e secar naturalmente. Assim, ela vai durar muito tempo